domingo, 6 de dezembro de 2009

SER JOVEM HOJE

SER JOVEM HOJE

Autor: Manoel Ferreira de Oliveira*

O mundo passa por mudanças radicais em todos os sentidos e seguimentos que permeiam a existência humana, independente do extrato social em que se está inserido. Com a expansão das comunicações, e a globalização, nos é imposta tantas mudanças que torna-se difícil de assimilar ou acostumar-se com tal bombardeio. No entanto, temos que nos adequar a elas, seja na educação, no trabalho, até mesmo como comportar-se de acordo com as exigências das mesmas. No Brasil, vem sendo desenhado um sistema de proteção social, que tem como destino todas as políticas sociais, como: educação fundamental, assistência social, saúde, saneamento e habitação popular, com exceção da previdência social (Revista Brasileira de Ciência Social-vol. 14 nº 40. junho/99). O deficit social brasileiro fomentou, ao longo de sua história, o desenvolvimento de uma massa de pessoas que não tiveram oportunidade de estudar, de praticar esporte, de sentir-se parte de uma sociedade, conhecer seus direitos e deveres, ter acesso ou compreender como funcionam as novas tecnologias e ser coadjuvante da construção do seu desenvolvimento intelectual e profissional. As políticas educacionais vêm sendo desenvolvidas com foco preventivo, pelo fato de oportunizar as crianças em idade escolar de participarem da construção de uma nova sociedade e evitar o que aconteceu no passado. As estatísticas mostram o tamanho da dívida do Estado para com os jovens de 18 a 29 anos. Portanto, as políticas educacionais tentam evitar o crescimento deste deficit.
Vários projetos foram desenvolvidos com a esperança de minimizar tal débito. Porém, nem todos tiveram o resultado esperado, talvez por falta de conhecimento dos elaboradores dos mesmos na profundidade das necessidades inerente a cada região. Portanto, fez-se necessário uma pesquisa aprofundada em âmbito nacional, que fornecesse subsídios para a elaboração de projetos que atingisse com maior eficácia a raiz dos problemas. Um destes projetos é o ProJovem Urbano, que incluiu na elaboração e na execução do mesmo instituição e profissionais de auto nível comprometidos com o resultado. Para tanto, foi desenvolvida uma rede de parceria entre Governo Federal, Governo Estadual e Municipal, Universidade Federal e Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT) Cada um contribuindo de acordo com suas competências.
Construir ou resgatar a cidadania de quem perdeu ou nunca teve (por motivos diversos), é necessário compreensão, maleabilidade do facilitador/orientador para conscientizar tal clientela de seus direitos e deveres, da sua importância e de seus valores enquanto cidadãos ou cidadãs. Fazer com eles uma retrospectiva da estória de sua cidade, de sua comunidade e por ultimo de cada um individualmente, levando-os a pensar no que foi sua comunidade, o que é agora e o que eles desejam ou pensam para um futuro próximo. Levá-los a pensar em mudanças pode ser o começo, ou o despertar de uma nova visão de mundo, de novas perspectivas, para estes jovens. Fácil não é, porém, é possível conscientizá-los de que existem outras realidades e que as chances de mudanças com o ProJovem Urbano são reais. Essa certeza tem uma razão de ser, pelo fato, deste projeto ter sido desenvolvido para todo Território Nacional e podendo se adequar a qualquer realidade. Para tanto, os professores que atuam no ProJovem passam por uma qualificação, para conhecer o programa e como atuar fazendo as adequações de acordo com a realidade dos educandos.
O comprometimento e respeito pelos educandos, são algumas das qualidades necessária para atuar como facilitador de aprendizagem, isto inclui uma preparação sólida em todos os aspectos da didática, da teoria e da prática.


*Professor do ProJovem Urbano de Sobral

Um comentário:

  1. Parabéns por levar um projeto tão importante com esse nível a frente de tantas diferenças sociais e culturais. É satisfatório vê-lo fazer isso com amor e dedicação. E mostrar um caminho melhor para esses jovens, jovem assim como vc foi um dia, tendo noções das suas dificuldades e desafios.
    PARABÉNS!!

    Domitila Soares

    ResponderExcluir